Artistas

A comunidade Folk Music Brazil tem o privilégio de contar com a participação de artistas Folk extremamente talentosos, e nesta página você encontra informações e links para conhecer o trabalho deles. Para contratar shows, envie email para: contato@folkmusicbrazil.com.br.

Benjamin Existe
A simplicidade do projeto começa pelo nome: Benjamin. Simples assim, e ao mesmo tempo tão forte que desperta a curiosidade só de ouvir falar. Idealizado em 2008 pelo cantor e compositor, multi-instrumentista, e produtor musical Diego Oliveira, baiano de Vitória da Conquista que vem conquistando os públicos paulistanos com seu folk poético, sincero e cheio de emoção, e com uma simpatia que cativa mesmo à distância.
O projeto começou a tomar força em meados de 2012, com o lançamento de seu EP de estreia Live From A Dead Room- A One Take Session, que já ganhou dois vídeos de uma série de quatro vídeos chamada Live From A Dead Home (A Four Tape Session), os quais tem tido uma repercussão incrível nas redes sociais. E em janeiro deste ano, o projeto ganhou ainda mais notoriedade, com a realização de uma turnê do cantor em terras paulistas, que incluiu shows no Folk no Metrô pelo Projeto Encontros, e nas Quintas Musicais - Pitada Folk do Sesc Santo André.
Com 7 faixas gravadas durante uma madrugada e uma manhã com um gravador portátil, o EP é fruto da entrega total do compositor à sua introspecção e inspiração, e transmite uma emoção que surpreende aos que ouvem pela primeira vez, e preserva os corações daqueles que já foram conquistados por esse maravilhoso projeto.
Com uma sinceridade que se pode sentir em cada sílaba e cada nota, em cada verso e cada acorde, o EP traz lindas composições que nos carregam para dentro de seu contexto através de suas oscilações e de sua harmonia perfeita. O compositor aprofunda suas letras na poesia e as apresenta sobre arranjos impecáveis e uma voz suave, mostrando um trabalho cheio de contradições fascinantes – simples e ao mesmo tempo complexo, sutil e ao mesmo tempo forte, com uma mistura de tristeza e alegria, de paz e inquietação, de reclusão e liberdade.
"Assim eu traduzo nessas músicas a minha inconstância mais sincera, os meus escuros mais gentis, e te convido a ouvir como quiser essa sessão." – essa é a essência de Benjamin, e é exatamente isso que se ouve  e sente em Live From A Dead Room - A One Take Session.

Vídeos:
Vídeo de “Waters”: http://youtu.be/Pmjc4oe9Il0
Video de “Heal”: http://youtu.be/tzIqJiJsPkU
Benjamin – Silent (no Sofar Sounds): http://youtu.be/xK_jTKklEMc
Benjamin no Projeto Na Rua: http://youtu.be/UcDB0OcdU7U

Links:
Facebook: www.facebook.com/benjaminfolkmusic
Ouça: http://www.deezer.com/artist/6039928
Matéria – Sofar Sounds: http://goo.gl/R8HIH




























________________________________________

Arthur Matos
Sergipano de Aracaju, cantor e compositor, e verdadeiro devoto à música, Arthur Matos é uma das grandes revelações da música brasileira que com voz, violão, talento e muito carisma vem conquistando públicos dos mais variados em todo país.
Arthur iniciou sua carreira como vocalista do Nantes, banda amplamente conhecida em Sergipe e por todo o Brasil que atingiu grande reconhecimento no período de 2007 a 2011. Após o término da banda, o cantor se dedicou à carreira solo, lançando seu primeiro álbum em 2012, intitulado Seu Lugar, o qual foi muito bem recebido pela crítica e público, e até hoje continua coletando um crescente número de downloads.
Em 2012, o cantor realizou uma turnê de divulgação do álbum Seu Lugar em São Paulo, seguida de uma extensa turnê nos EUA com a banda Rosie And Me, onde tocou na maior conferência musical do mundo, o South by Southwest (SXSW) em Austin (Texas), e em um dos palcos norte-americanos mais importantes, o Hotel Cafe em Los Angeles (California). Após isso, o artista lançou seu segundo disco solo, Pacífico Atlântico, para o qual também realizou shows em São Paulo e com o qual recebeu um convite para retornar ao SXSW.
Arthur lançou em 2014 seu terceiro disco de estúdio – primeiro disco em inglês, intitulado Accidental Light, e revela uma nova proposta que tem o folk como principal influência mas transita também por outras fortes influências do artista.
E neste ano de 2016, Arthur Matos já está em fase de finalização de seu quarto CD, que promete ser um dos maiores destaques do ano, trazendo uma qualidade musical e de produção que dificilmente se encontra por aqui, então podem se preparar para uma ótima surpresa e para se deliciar com esse disco. Serão 11 faixas, e temos certeza de que será difícil para todos decidir qual é a preferida entre todas. Enquanto aguardam, vocês podem ter um gostinho do disco com a música Sky High, que já foi lançada, além de ouvir os trabalhos anteriores (e maravilhosos) do artista.

Vídeos:
Clipe de “Marigold” - VEVO: https://youtu.be/VEKJWOljmNE
Clipe de Life Holds (Lyric Video): https://youtu.be/efn1uMOq92Q
Programa Você em Dia - Rede Record: http://goo.gl/Ni5oEX

Links:
Site Oficial: www.arthurmatos.com.br



________________________________________

NOAHS
NOAHS é uma banda de indie folk formada na cidade de Florianópolis (SC) pelos músicos Bruno, Danilo, Felipe e Murilo. A banda teve seu EP de estreia Cedar & Fire lançado em 2014, o qual teve enorme sucesso na mídia e em redes sociais, além de ter gerado um público incrivelmente grande, especialmente para uma banda recém-formada, e apresentado shows intensos e emocionantes durante esses dois anos, inclusive em nosso IV Open Fest em 2015, com uma performance inesquecível para todos que tiveram o privilégio de assistir.
Mas isso não é à toa: NOAHS é a primeira banda a criar, com enorme criatividade, qualidade e talento, uma sonoridade que pode soar familiar em grandes bandas internacionais de folk, mas que tem uma identidade única e traz em primeira mão o folk mundial ao país sem perder a grande característica da música “made in Brazil”.
As vozes e melodias marcantes e os arranjos atmosféricos e orgânicos traduzem-se em uma sonoridade reconfortante e harmoniosa que vem cativando sua base de fãs cada vez mais. E com uma incrível energia e presença de palco que pode ser vista por grandes bandas em grandes festivais, a banda está só começando – acaba de assinar um contrato com o selo paulista M4Music, que tem seu foco primário no estilo folk, já com um novo EP em produção, que tem lançamento previsto para início de 2017.
O EP, já em fase final de produção, traz uma promessa ainda maior: composições cada vez mais maduras, tocantes e vibrantes, arranjos minuciosamente trabalhados, e um vocal ainda mais emocionante com seu timbre único e belo.
Confiram abaixo o impacto gerado pelo EP ‘Cedar & Fire’, que representa uma pequena amostra do que o novo trabalho sem dúvida vai gerar.​
O novo EP Rise marca o retorno da banda NOAHS com uma sonoridade mais madura, fruto do processo de evolução da banda desde o lançamento do EP Cedar & Fire. A principal diferença está no processo de criação das novas composições. Com a entrada do baterista Felipe Hipolito, a banda pôde explorar melhor a interação entre os músicos pelas jam sessions, resultando em músicas com uma pegada mais live.
Os arranjos estão marcados por linhas de bateria mais elaboradas que casam perfeitamente com a solidez do baixo de Danilo Brito. Outra diferença marcante do novo EP é a maior presença da guitarra de Bruno Bastos que, assim como no EP anterior, é produtor e responsável pela mixagem. O violão continua sendo o carro-chefe juntamente com os vocais mais expressivos e melodias marcantes de Murilo Brito, que carimbam a identidade da banda nessa nova fase.
O novo show da banda agora promete ser ainda mais potente e contagiante do que já era – com instrumentos como guitarra, violão, baixo, bateria, bandolim e ukulele, e os quatro incríveis músicos no palco com uma energia incrível que emana para toda a plateia - plateia que já se espalha por todo Brasil, especialmente em São Paulo, mesmo a banda sendo de Santa Catarina, o que mostra que seu público-alvo é concentrado principalmente na capital paulista.

Vídeos:
NOAHS no Liverpool Sessions: https://youtu.be/Fa0uCnWqLNQ
NOAHS no Open Fest IV: https://youtu.be/FuWWUj9Kj5E

Links:
Facebook: www.facebook.com/noahstheband
Instagram: www.instagram.com/noahstheband
Youtube: www.youtube.com/noahstheband
Twitter: www.twitter.com/noahstheband



























________________________________________

Imagine uma voz forte com timbre único e marcante, um violão com acordes e arranjos que chegam a arrepiar em um som quase que despretensioso, mas que usa influências como City and Colour e Damien Rice e transmite uma emoção que é rara de se encontrar hoje em dia. Se não consegue imaginar essa mistura toda, basta ouvir o trabalho de PEDRO. Deixando sua cidade natal no interior de Santa Catarina em 2015, o artista decidiu passar um tempo em Dublin, na Irlanda – cidade que o recebeu de braços abertos, tanto como pessoa quanto como artista – e não somente por sua barba ruiva, mas pela emotiva e cativante combinação de sua voz e violão.
Com seu talento e empenho, PEDRO rapidamente foi conquistando seu espaço na capital irlandesa, recebendo convites como gravações no Coffee Hill Studios, uma apresentação na National College of Art and Design, nos palcos abertos do The International Bar, Sin É, Anseo, The Bleeding Horse, além de atrair grande público como músico de rua em Grafton e Henry St. E assim, a terra do grande Glen Hansard – artista que ficou famoso pela conquista de um Oscar – tornou-se musa e veículo para expor de forma ainda mais comprometida e profissional sua música autoral.
Esse processo de encontrar longe do ninho o vento por debaixo das asas foi o que deu impulso para novas composições e o lançamento de seu primeiro EP. Com faixas em português e inglês, Zam (2016) marca a estreia solo e apresenta seu amadurecimento como músico, que passeia confortavelmente por um aveludado folk-rock e, sem sinal de indulgência, flerta com uma suave balada pop.

Vídeos:
Coffee Hill Sessions (Dublin, IR): https://goo.gl/mLIjk7

Links:
Guia da Semana: https://goo.gl/uzRH6S (10 cantores brasileiros de folk que você precisa conhecer)
Subsolo: https://goo.gl/rXW4yI
Move That Jukebox: https://goo.gl/anCtMD
Southern Rock Brasil: https://goo.gl/bNnV9U




























________________________________________

Antiprisma
Duo de São Paulo formado em abril de 2013 por Elisa Moreira e Victor José, o Antiprisma passou por um período em busca por uma identidade sonora, apresentando em seguida seu trabalho ao público pela primeira vez por meio de gravações totalmente caseiras disponibilizadas na internet. O resultado dessa experiência despertou interesse de alguns blogs especializados em música alternativa, que apontou o Antiprisma como uma das “apostas da nova música brasileira”.
Em abril de 2014, a dupla lançou em formato digital seu primeiro trabalho profissional, “Antiprisma EP”, produzido por Filipe C, responsável por trabalhos como as estreias da banda Vitreaux e de Eduardo Barretto. O som essencialmente acústico sustentado pelas harmonias vocais conquistou a simpatia de um público ainda maior e chamou atenção da crítica, que exaltou a qualidade presente nas quatro faixas do trabalho de estreia e por diversas vezes comparou a sonoridade do registro ao regional brasileiro, ao folk rock sessentista e até mesmo à psicodelia.
Impulsionado pelo single “Você Imagina Demais”, “Antiprisma EP” foi apontado como um dos grandes lançamentos de 2014 por sites e especialistas do tema, incluindo mídias como a Rolling Stone, definitivamente credenciando o duo na atual cena da música independente brasileira.
Após uma longa temporada de apresentações na Grande São Paulo para promover “Antiprisma EP”, a dupla voltou as atenções para a gravação de seu primeiro álbum, previsto para ser lançado no início de 2016, desta vez produzido por Diego Oliveira, que já carrega em sua bagagem trabalhos de Arthur Mattos, Benjamin e Bardo e o Banjo.

Vídeos:
Antiprisma no Balcony TV: https://youtu.be/lylEIN9GVOE
Teaser de "Ainda Há Muita Sorte": https://youtu.be/A_WjydedCQw
"Ainda Há Muita Sorte" na Integra: https://youtu.be/L8PyoZWZraA

Links:
Facebook: www.facebook.com/projetoantiprisma
Youtube: https://goo.gl/AC6RjD
























_____________________________________________________________________________________


Artistas Parceiros

Conheça a seguir os artistas parceiros que participam ou já participaram de nossos projetos:

Projeto musical idealizado pelo compositor paulista Eric Feiteiro, que nasceu de antigas canções e textos escritos despretensiosamente e que tomaram forma em 2015. Seu EP de estreia, ‘I should have dived into the grey of the city’, traz seis faixas que têm como base violão, gaita e sua voz rouca e característica, e contam com melodias que passeiam entre a serenidade e a aspereza, indo ao encontro de letras densas e atuais sobre temas sociais e reflexivos.

Links:




























________________________________________

O Bardo e o Banjo
Uma das bandas folk mais influentes e renomadas da atualidade, fundada em 2012 por Wagner Creoruska Jr. a partir de suas apresentações nas esquinas mais movimentadas de São Paulo. Hoje em dia, como quarteto, a banda continua se relacionando diretamente com o público de maneira acústica e fazendo um som espontâneo, rústico e cativante que apenas a música folk e o bluegrass podem proporcionar.

Links:
Ouça: www.deezer.com/artist/5865921
Facebook: www.facebook.com/oBardoeoBanjo
Youtube: www.youtube.com/user/obardoeobanjo
Instagram: www.instagram.com/obardoeobanjo
Twitter: www.twitter.com/oBardoeoBanjo




























________________________________________

Mark Geary (Ireland)
Cantor folk irlandês que vem desenvolvendo com sucesso sua carreira nos EUA na Europa, realizando extensas turnês e com músicas inseridas em trilhas sonoras de grandes filmes e seriados. Mas mesmo com todo seu sucesso e com artistas renomados como amigos próximos como Damien Rice e Glen Hansard, Mark traz uma simplicidade e simpatia em sua personalidade que cativa os mais diversos públicos.

Links:
Facebook: www.facebook.com/markygeary
Instagram: www.instagram.com/markyg212
Twitter: www.twitter.com/mg212
Youtube: www.youtube.com/markgearymusic































________________________________________

Jon Gomm (UK)
Jon Gomm, com sede em Leeds, West Yorkshire, no Reino Unido, é um cantor e compositor acústico com um revolucionário estilo de guitarra virtuoso, onde ele usa um violão para criar sons de bateria, basslines e melodias sinuosas, tudo ao mesmo tempo. A ênfase ainda está nos vocais com alma e songwriting, e seu material original é influenciado por tudo, desde Robert Johnson a Radiohead.

Links:
Facebook: www.facebook.com/jongommofficial
Instagram: www.instagram.com/jongomm
Twitter: www.twitter.com/jongomm
Youtube: www.youtube.com/user/jongomm































________________________________________

Johnny Fox (Ireland)
Johnny Fox é um artista de Wexford, Ireland, que escreve e grava sua própria música. Ele passou algum tempo no Brasil, onde tocou inúmeros shows e criou uma base de fãs considerável. Mudou-se de volta para a Irlanda, mas volta ao Brasil de tempos em tempos para fazer turnê. Sua música é incrivelmente emocional, criativa e escrita com muita paixão, o que você também pode ver e sentir em sua performance ao vivo.

Links:
Facebook: www.facebook.com/JohnnyFoxMusicPage
Vimeo: www.vimeo.com/54114982
Youtube: www.youtu.be/cytr5bed99g
Soudcloud: www.soundcloud.com/johnnyfox-2




























________________________________________

Zé Geraldo
Uma das lendas da música caipira e folk do Brasil, Zé Geraldo comemora seus 70 anos com o show "O sonho é a força que alimenta". Um guerreiro desde sua adolescência, Zé Geraldo sempre lutou pelo sonho de viver da música, e hoje em dia ele vive esse sonho com uma agenda tão cheia que ele passa a maior parte de seu tempo em turnê pelo Brasil, já tento passado pelos EUA e Canadá.

Links:
Facebook: www.facebook.com/ZeGerald
Youtube: https://goo.gl/dVGEU0






























________________________________________

Helio Flanders (Vanguart)
Em novo projeto, Hélio Flanders – conhecido pelos vocais da banda folk Vanguart – abraça a canção melodramática. Junto de seu piano, Hélio Flanders inicia a caminhada de “Uma Temporada Fora de Mim”, nome provisório de seu embrionário projeto solo. Neste trabalho o cantor e compositor se volta para temas e histórias inspiradas em anseios, sonhos e no próprio cotidiano do músico.

Links:
Facebook: www.facebook.com/hflanders
Instagram: www.instagram.com/helioflanders
Twitter: www.twitter.com/helioflanders
Youtube: https://goo.gl/tK3cTB




























________________________________________

Da desconstrução de um simbolo à criação de um novo conceito. Capela, não no seu significado, mas na sua sonoridade. Um projeto musical moderno, refinado, brasileiro e requintado. Capela busca ser a música de cabeceira aos ouvidos ansiosos por algo novo, algo que os complete, ao passo que se deixa completar pelos mesmos. A banda passa sua mensagem desde casos mais intimistas sendo apenas o trio, a construções maiores, contando com a participação de convidados, por serem adaptáveis a diversos formatos de apresentações e locais como teatros, casas de show, espaços culturais, saraus e festivais.

Links:
Site Oficial: www.projetocapela.mus.br
Facebook: facebook.com/projetocapela
Ouça Capela: http://goo.gl/j2r1bf
Capela na Musicoteca: www.amusicoteca.com.br/?p=7792






























________________________________________

Monoclub
Folk Brasileiro é o melhor termo para caracterizar o universo de Monoclub nesses três anos de vida. O resgate das raízes encontradas em Almir Sater e Renato Teixeira, com o auxílio de instrumentos marcantes, a fusão com o contemporâneo, juntamente com influências do country americano de bandas/artistas como Wilco e Willie Nelson, traz uma sonoridade totalmente peculiar, envolvente e comovente.

Links:
Site Oficial: www.monoclub.com.br
Ouça Monoclub: http://goo.gl/FVZUDX
Facebook: facebook.com/bandamonoclub




























________________________________________

Gilmore Lucassen
Cantor, compositor e poeta versátil, Gilmore Lucassem apresenta um folk acústico que fala sobre o amor, ódio e arrependimento.

Site Oficial: www.gilmorelucassen.com
Facebook: facebook.com/gilmorelucassenmusic
Bandcamp: gilmorelucassen.bandcamp.com




























________________________________________

Victoria Vaz
A cantora que vem se destacando no duo com Phillip Nutt estreou em sua carreira solo em outubro de 2012, mostrando seu trabalho publicamente pela primeira vez no Acústico Folk Music Brazil. Com apenas 15 anos de idade e uma voz encantadora, Victoria Vaz vem deslumbrando plateias com seu talento, e deixando um ar de curiosidade acerca de seus próximos passos.
Em suas apresentações ao lado de Phillip Nutt, Victoria já demonstra grande conforto e naturalidade no palco, tanto que acaba por confundir o público com sua pouca idade e curto tempo de carreira artística. Filha de músico experiente e dona de uma aptidão artística notável, a cantora mantem desde muito cedo uma relação estreita com a música, e promete encantar muitas plateias em 2014, quando deve lançar seu primeiro EP e realizar shows emocionantes durante todo o ano.

Vídeos:
“The Song of a Psycho” ao vivo no Acústico FMB: http://youtu.be/vMt9ErO9gj4
“Fool’s War” ao vivo no Acústico FMB: http://youtu.be/aRSD-4oERVk
“At The Beach House” ao vivo no Acústico FMB: http://youtu.be/VqBuLaOzwZc

Links:




























_____________________________________________________________________________________

Caso você também seja um artista Folk e queira fazer parte desta comunidade, envie um email para artistas@folkmusicbrazil.com.br com o seguinte material:
  • Release ou biografia
  • Links para suas músicas e páginas em redes sociais
  • Site (se houver)
  • Foto em alta resolução

12 comentários:

  1. Muito bom este espaço musical. Me deu vontade de colocar meu trabalho. aqui. parabéns a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro, que bom que gostou! Seria ótimo poder conhecer seu trabalho, vamos adorar se o mandar para nós! Nosso email é artistas @ folkmusicbrazil.com.br (sem os espaços).
      Mantenha contato!
      Abraços

      Excluir
  2. Conheci o trabalho de vocês hoje e já enviei meu material =)

    Tudo bem organizado e uma iniciativa ótima

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. ótimo, muito bom. Gostaria de encontrar mais sites com essa pegada. Parabéns aos feitores.

    ResponderExcluir
  4. Onde clica para curtir 1000x esse site?

    ResponderExcluir
  5. Opa...legal o site e indicações, mas estou sentindo falta de Doutor Jupter, Andrei Furlan e Vanguart :)

    ResponderExcluir
  6. Show de bola ... O folk é único no cenário musical, traz sempre a calma ...

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber se o estilo da cantora Clarice Falcão está relacionado ao folk?

    ResponderExcluir
  9. Olá,Blz,espero que sim,gostaria de dar uma dica quem tiver um tempo deem uma olhada/ouvida em uma uma banda de amigos aqui do Sul chamada CARTAS NA RUA,sou suspeito de falar, somos amigos, o fato é que eles largaram seus trabalhos habituais e atualmente tocam em bares e nas ruas por isso a origem do nome.Obrigado

    ResponderExcluir